quinta-feira, 3 de setembro de 2015


10 bibliotecas digitais de acesso livre





via Pesquisa Mundi


As novas tecnologias estão revolucionando todos os aspectos da vida, incluindo a leitura, um dos passatempos favoritos espanhóis. Há alguns anos, o livro digital começou a ganhar popularidade, abrindo o debate sobre a preferência de leituras em papel ou em um dispositivo digital.


É uma iniciativa do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, que tem como objetivo divulgar o patrimônio documental espanhol através da web. O  Portal de Archivos Españoles (PARES) permite o acesso gratuito a qualquer pessoa interessada em ver os documentos digitalizados imagens recolhidas com os arquivos espanhóis.


A  Biblioteca Nacional de Espanha tem a sua versão on-line, a Biblioteca Digital Hispânica, com documentos dos últimos 500 anos acessíveis gratuitamente para ler e baixar.


Diferentes países da União Europeia são responsáveis por nutrir essa biblioteca digital desde 2008. A Europeana oferece muitos documentos diferentes, tais como mapas, pinturas, livros ou filmes, para citar alguns.


Dependente da Biblioteca do Congresso Americano e da UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial data de 2009 e tem um vasto repertório de língua espanhola, graças à colaboração de diferentes países.




Este espaço é o resultado da colaboração com o Ministério da Cultura, das Regiões Autónomas e outras instituições para digitalizar os Jornais Históricos publicados na Espanha e, assim, promover a preservação da memória do país. A Biblioteca Virtual de Prensa Histórica permite aos usuários procurar por palavra-chave nas edições dos Jornais.


A comunidade internacional junta forças em prol da cultura no Projeto Gutenberg. Embora a maior parte do material disponível esteja em Inglês, há um grande número de documentos em outros idiomas. O castelhano é um deles  para desfrutar de extenso material em domínio público.


Lugar preferido dos aficionados em Botânica. A  Biblioteca Digital del Real Jardín Botánico  engloba material histórico-científico diversificado para quem quer conhecer um pouco mais das plantas e como apoio documental para qualquer assunto relacionado com a investigação.


É um dos recursos da Fundação Wikimedia, que oferece uma coleção de textos livres com GFDL ou licença Creative Commons. O castelhano é uma das línguas em que há material disponível.


O portal visa responder à demanda dos interessados em consultar coleções on-line de manuscritos e livros impressos que fazem parte do Património Histórico Espanhol. A  Biblioteca Virtual de Patrimonio Bibliográfico  fornece materiais de difícil acesso graças a um acordo do Ministério da Educação, Cultura e Desporto espanhol com as instituições responsáveis pela conservação desse conteúdo.


Este espaço se orgulha de seus mais de 135.000 registos bibliográficos, a maioria deles livros, mas também possui pesquisa acadêmica e material histórico como mapas, revistas e vídeos. A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes oferece outras seções específicas sobre a cultura ibero-americana.


As diferentes comunidades autônomas da Espanha tem bibliotecas digitais, onde você pode ver, ler ou baixar diferentes tipos de materiais. Para acessar o conteúdo entre no portal das bibliotecas, selecione livros, textos e recursos audiovisuais que estão disponíveis.

Sem comentários: