domingo, 7 de junho de 2015


Arquivos Abertos na Biblioteca do Vaticano



Luciano Ammenti fala dos formatos abertos na Biblioteca do Vaticano.

Os formatos de arquivos abertos são o único meio viável para que a humanidade possa preservar sua história na era digital, segundo o CIO da Vatican Library Luciano Ammenti, que falou durante uma secção de imprensa na EMC World.

Para Ammenti, a Biblioteca do Vaticano é um acervo de conservação que visa preservar a nossa história. A instituição procurou expandir o número de salas de leitura para as pessoas que desejam consultar o acervo, que conta com cerca de 82.000 manuscritos. Porém, ele afirma que as salas nunca são o suficiente. A quantidade de manuscritos é tão grande, que apenas 20% do acervo pode ser lido na biblioteca.

Para contornar o problema, nos últimos anos eles centraram-se na conservação dos manuscritos em formato digital. E a principal decisão, antes de iniciar o projeto, foi qual opção de formato deveriam adotar para os documentos. Para garantir a durabilidade para os anos futuros, era necessário um tipo de arquivo que pudesse ser aberto e lido nos próximos 50 anos, segundo Ammenti. A solução para manter a legibilidade para as próximas décadas, foi um formato open source.

Ler texto integral
Fonte:tudocelular.com,06-05-2015
via scoop it!


Sem comentários: