quinta-feira, 18 de setembro de 2014


Fábrica de Palavras - uma biblioteca a inaugurar




A nova biblioteca de Vila Franca de Xira vai a inaugurar no sábado. Contra ventos e marés é nos tempos de crise que precisamos de iniciativas que nos deem ânimo.
Sublinho a afirmação do arquiteto: 

[...] hoje em dia uma biblioteca não é um espaço para armazenar livros. "É sobretudo um espaço de relacionamento entre as pessoas, que pode e deve desempenhar um papel extremamente actuante do ponto de vista sociocultural"...



Um excerto do Público:

"É um projecto que se enquadra na reabilitação da zona. Tendo em conta que Vila Franca necessita de uma nova biblioteca que substitua a actual e que as bibliotecas, hoje, são muito mais um espaço vivido pelas pessoas com múltiplas actividades, entendemos que a sua concretização na zona ribeirinha vinha enriquecer o projecto", explica Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.

O arquitecto Miguel Arruda, por seu lado, acrescenta que hoje em dia uma biblioteca não é um espaço para armazenar livros. "É sobretudo um espaço de relacionamento entre as pessoas, que pode e deve desempenhar um papel extremamente actuante do ponto de vista sociocultural", afirma. Segundo o arquitecto, para além da sua posição privilegiada junto ao Tejo, a futura biblioteca organiza-se no seu interior "com espaços que comunicam entre si". Actualmente, garante, só em Londres e em Nova Iorque haverá bibliotecas multifunções com as características que prevê para Vila Franca de Xira.

João de Carvalho, vereador com o pelouro da cultura e a tutela as bibliotecas municipais, frisou que este equipamento vai ter "um valor extraordinário" e acrescentou que a Divisão de Bibliotecas já está a estudar o aproveitamento dos equipamentos da actual biblioteca da sede de concelho para a nova, sendo necessário adquirir mais alguns. O autarca do PSD sugeriu que o espaço comercial vizinho da biblioteca venha a ser destinado a uma livraria.

LER MAIS.

Via Maria José Vitorino (facebook)

Sem comentários: