segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


O Livro de Fotografia


O Livro de Fotografia - exposição a decorrer no átrio da Escola Artística António Arroio.

 Trabalhos realizados no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho pelos alunos das turmas do 12º ano M e 12º N.

«O suporte livro sempre se assumiu como uma forma privilegiada de visibilidade para a fotografia acompanhando desde os primórdios toda a evolução cronológica da história da imagem fotográfica.
Em paralelo com a legitimação artística proporcionada pela exposição em galeria ou museu, a edição sob a forma de Livro de Fotografia comporta caraterísticas particulares que justificam uma atenção especial enquanto objeto de criação e divulgação cultural.  Como peça fotográfica permite uma visibilidade durante um alargado período de tempo e contribui através da edição para uma franca democratização da fotografia. Proporciona igualmente uma relação especial entre o espectador e as imagens permitindo um confronto privado em que se desfruta página a página de um portfolio completo. A sua relação com outras formas de criação e expressão como o ensaio, o texto literário e o design permitem uma maior profundidade no entendimento criativo do projeto.
Atualmente, nos tempos em que as editoras se multiplicam em cuidadas e prestigiadas edições, em que as listagens dos melhores livros marcam influência, em que as livrarias se digladiam entre os preços imbatíveis, e os leilões de livros raros batem records no mundo dos colecionadores, foi proposto como encomenda dentro da Formação em Contexto de Trabalho do presente ano letivo aos alunos da especialização em Fotografia a criação individual de um livro ou de uma peça dentro do que se design por livro de artista.»

Texto e imagens: Projeto e Tecnologias - Curso de Comunicação Audiovisual








Sem comentários: