quinta-feira, 11 de julho de 2013


MOOC



MOOC - Massive Open Online Course, o mesmo que  Cursos abertos na NET para todos.

« MOOC nasceu em 2008 pelas mãos de Dave Cormier (Universidade de Prince Edward Island – Canadá) e desde então, os cursos online têm vindo a crescer substancialmente e já são várias as instituições conceituadas de ensino superior que disponibilizam este tipo de ensino. Entretanto já foi lançado, simultaneamente no Brasil e em Portugal, o primeiro MOOC em língua portuguesa. Para quem não tem acompanhado este movimento, divulgamos aqui algumas pistas para compreender melhor as suas potencialidades e algumas das instituições que desenvolvem MOOCs.

Conheça as plataformas MOOC: feitas para ensinar milhares
Artigo escrito por por Aline Aurili no site Instituto Claro (Brasil) - Novas tecnologias, novas formas de aprender
Os MOOCs têm se disseminado por meio de diversas plataformas espalhadas pelo mundo, como o Coursera, o Udacity e o OpenClass, atraindo milhares de adeptos.
O que diferencia um MOOC de uma iniciativa tradicional de EaD – Ensino a Distancia é principalmente a abrangência. Como o nome indica, os MOOCs são pensados para atender a um número massivo de estudantes, além de ser majoritariamente gratuitos e de curta duração.

O modelo vem sendo aplicado pelo educador João Mattar e o português Paulo Simões, com o projeto MOOC EaD, que organiza a história da EaD no Brasil utilizando os recursos de timeline do Facebook. Segundo Mattar, uma das principais características do projeto é tentar remontar o conceito dos primeiros cursos da modalidade, que tinham como base a interatividade e a colaboração entre os alunos.[...]»

Ler MAIS.

Navegue por algumas plataformas de MOOC
edX  
uniMOOC  
Cinferências TED
Video da apresentação de Daphne Kollerno que conjuntamente com Andrew Ng criaram a plataforma Coursera (legendado em português do Brasil)
Peter Norvig (investigador norte-americano, especialista em inteligência artificial e Diretor de Pesquisa da Google) A turma de 100.000 alunos (legendado em português)

Pode encontrar muito mais informação (em inglês) sobre os MOOCs no post deste blog de Mohsen Saadatmand - Investigador em e-learning na Universidade de Helsinquia na Finlândia:
 


Fonte: Associação O direito de aprender.

Sem comentários: