sábado, 11 de maio de 2013


O 21º Encontro PLE




PLE - Parlement Lycéen Européen


Escola Artística António Arroio | 15 a 19 maio 2013

O 21º Encontro PLE e o Encontro Comenius – Projeto Ceci n’est pas un bijou é um espaço de formação intercultural e de intercâmbio europeu onde se reúnem as delegações de escolas parceiras do PLE-Parlement Lycéen Européen des Écoles de Bijouterie et metiers d’Art e de escolas convidadas com o ensino de Ourivesaria.

Centra-se no reconhecimento e descoberta mútua das diferentes ações educativas promovidas sob a égide do património técnico e artístico, tradicional e contemporâneo, dos dez países de cada uma das dezasseis escolas parceiras, permitindo congregar novas perspetivas artísticas e profissionais correlacionadas com a construção de projetos de trabalho realizados por alunos, no âmbito dos seus programas educativos e dos programas europeus Comenius e Leonardo da Vinci.

As atividades programadas para este encontro anual marcam a cultura portuguesa da cidade de Lisboa e da nossa escola e reforçam os ideais de uma parceria europeia multicultural em que todos acreditamos. É um encontro aberto à criatividade, à troca de diferenciados saberes e fazeres: as exposições itinerantes de joias, as conferências sobre joalharia contemporânea e tradicional, os workshops de Rakú, Serigrafia e Fundição em osso de choco, as exposições de joias e desenhos de joias do Concurso anual, os debates e relatórios de atividades desenvolvidas nas assembleias e as visitas à cidade e aos museus Gulbenkian e Arte Antiga.

O encontro celebra o mar, a poesia e a música através da figura emblemática da nossa cidade luz, a Varina “Maria Lisboa”, de David Mourão Ferreira, cantada por Amália Rodrigues.

As delegações paritárias de professores e alunos das dezasseis escolas participantes chegarão a Lisboa no dia 15 de maio e o encontro de trabalho realizar-se-á na nossa escola e cidade, nos dias 15 a 19 de maio de 2013.

A equipa de organização agradece reconhecida a todos quanto prestaram o seu contributo e tornaram possível a realização deste encontro.



Ver também:





EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE JÓIAS
Escola Artística António Arroio | 7 a 17 maio 2013

As escolas do PLE – Parlement Lycéen Européen, ligadas pelo ensino de Ourivesaria, marcam presença anual na Escola Artística António Arroio com trabalhos de alunos de Córdoba, Liepaja, Lisboa, Madrid, Namur, Saint-Amand Montrond, Thessaloniki, Valenza, Volos, Kremnica e Porto.
A Escola Artística António Arroio e os seus alunos e professores do Curso de Produção Artística, especialização em Ourivesaria, convidam a comunidade escolar para a inauguração da exposição no próximo dia 7 de maio, a partir das 18 horas.

A exposição estará patente até ao dia 17 de maio, por altura do 21º Encontro PLE | 21st PLE Meeting que se irá realizar de 15 a 19 de maio.


Fonte: Escola António Arroio

Sem comentários: