terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Nos 500 anos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra




imagem A Casa dos Livros

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) vai assinalar 500 anos de existência com um programa que inclui, em 2014, um congresso internacional em que participarão instituições congéneres de vários países.

Oficialmente, o programa comemorativo arranca já em fevereiro, com uma cerimónia a meio do mês, em data ainda por definir, para a qual "o Governo foi convidado" a fazer-se representar, disse hoje o diretor da BGUC, José Augusto Cardoso Bernardes.

Subordinado ao tema "A biblioteca universitária: permanência e metamorfoses", o congresso internacional, em que intervirão dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros, designadamente oriundos do Brasil, Alemanha e Estados Unidos, entre outros países, decorre entre 16 e 18 de janeiro de 2013, na fase final do programa do meio milénio de atividade da BGUC.

fonte:Agência Lusa e rtp notícias, 29 janeiro 2013

Ler texto completo AQUI.

ver também imagem na flick'r.

ver ainda Biblioteca Joanina AQUI.

Uma das bibliotecas mais belas do mundo
«Ainda "antes da transferência definitiva" da universidade portuguesa de Lisboa para Coimbra, em 1537, por decisão do rei D. João III, é já possível encontrar "provas documentais de uma Livraria do Estudo, com funcionamento regulamentado pelos vários estatutos, determinando mesmo os de 1591 e 1597 que tal funcionamento se adequasse ao caráter de livraria pública.

Vários séculos mais tarde, no século XX e no âmbito das obras da cidade universitária, "deu-se prioridade à adaptação das instalações da antiga Faculdade de Letras a uma nova biblioteca", cuja atividade se iniciou em 1962. 

"O benefício do depósito legal, que detém desde 1932, bem como aquisições, doações e incorporações várias, trouxeram-lhe um progressivo e vultuoso crescimento", lê-se ainda no portal da Universidade de Coimbra.

A BGUC tem conquistado igualmente, ao longo dos anos, as atenções internacionais. Recorde-se que, em 2011, como o Boas Notícias avançou à data, a biblioteca portuguesa foi eleita a mais bela do mundo pelo portal Flavorwire e pelo guia internacional Flavorpill, ambos dos EUA.»

fonte : boasnoticias.clix.pt

Sem comentários: