quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Regras de exames penalizam alunos do ensino artístico

Que razões podem existir para esta discriminação?

As novas regras para os exames nacionais do 12.º ano e para o ingresso no ensino superior apanharam de surpresa os alunos do ensino artístico especializado e dos cursos profissionais.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) ainda não disse se irá ou não criar uma norma transitória para os alunos que já estão a concluir o secundário nestes cursos, de modo a que estes não sejam afectados por uma mudança de regras a meio do seu percurso escolar, que já foi classificada como uma “ilegalidade” pelo director da Escola Artística Soares dos Reis, do Porto.

Até ao ano lectivo passado, a média dos alunos do ensino artístico que pretendiam prosseguir estudos no ensino superior tinha em conta as notas obtidas na Formação em Contexto de Trabalho e na Prova de Aptidão Artística. Uma portaria publicada em Agosto e assinada pela ex-secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, veio determinar que, já em 2013, os alunos que agora se encontram no 12.º ano já não poderão contar com estas notas para efeitos de ingresso no ensino superior. 



 Ler +... 
Fonte: Público, 13-11-2012 
Texto de Clara Viana 

Sem comentários: