domingo, 24 de junho de 2012


Hortus



Hortus de Patrícia Portela & Christoph De Boeck, no Palácio Beau Séjour (jardim e salão literário), de  sábado 23 de junho a domingo 1 de julho.


«Hortus propõe uma ecologia artificial. O visitante é convidado a explorar um jardim onde uma rede de sensores mede a dinâmica do vento e de luz recolhida pelas plantas durante o seu processo de fotosíntese, traduzindo-a num ambiente sonoro.


Quando há movimentação humana no jardim, um algoritmo financeiro (semelhante aos usados na bolsa de valores), interpreta a variação dos dados recolhidos a cada fração de segundo e altera a instalação sonora original de acordo com a expectativa de «lucro» que estima para cada planta.

Quando em conjunto os visitantes decidem parar para refletir ou para ler, o desenho sonoro original retorna ao jardim, refletindo apenas a leitura dos recursos naturais.

Acompanhando a instalação sonora, uma rede de histórias circula em placas botânicas eletrónicas comparando definições diferentes para termos comuns (como crescimento, beleza, regeneração ou tempo) no mundo económico, político ou natural.»

Um Projeto HOUSE on FIRE, financiado com o apoio do Programa Cultura da União Europeia.

via Teatro Maria Matos

Sem comentários: