domingo, 16 de outubro de 2011


Book Citation Index: novas bases de pesquisa

Fonte:a Informação (15-10-11)

«A Thomson Reuters lançou o Citation Index Book, um novo recurso dentro do banco de dados Web of Science, base de dados que inclui cerca de 25.000 livros em ciências exatas, ciências sociais, artes e humanidades. O Citation Index Book incorpora dados das citações contidas nesses livros.

Os pesquisadores podem buscar e identificar a literatura mais relevante juntamente com as 12.000 revistas avaliadas por especialistas (peer review) e os anais de mais de 150.000 conferências já indexadas no Web of Science, possibilitando que os usuários naveguem pelos links em citações em livros, revistas e anais de eventos. Os livros são indexados ao nível de capitulo, resultando em buscas melhoradas.

Este novo serviço tem implicações para todo o banco de dados. Aqueles que trabalham principalmente com artes e humanidades irão beneficiar de maior visibilidade para as suas obras, que podem não terem sido indexadas adequadamente noutras publicações académicas. Ele agregará 13,5 milhões de referências que aparecerão no Web of Science, como resultado do lançamento do Book Citation Index.

As obras indexadas serão os livros académicos, tanto impressos como eletrónicos, selecionados com base em critérios definidos para oferecer a literatura mais significativa disponível. O acervo inicial é composto por 25 mil livros, que datam a partir de 2005. Espera-se que sejam incorporados a essa base de dados cerca de 10 mil novos livros por ano.»

Nota:
O banco de dados Web of Science está disponível no Portal de Periódicos da CAPES.

Autor: Murilo Cunha


Nota: foram feitas no texto algumas alterações do texto em português do brasil para português de Portugal.

Ligações:

Web of sScience - Science Português

Sem comentários: