segunda-feira, 25 de julho de 2011


Uma escola a estrear


Fechar um ano de trabalho produtivo, do grupo concelhio das bibliotecas escolares de Lisboa (RBE), foi o pretexto para marcar um encontro na nova EB 2.3 Francisco de Arruda, Calçada da Ajuda, em Lisboa.
A escola encanta pela localização, pelos jardins bem cuidados. Sendo vizinha do Instituto de Agronomia, foi inicialmente projectada retirando uma parcela de terreno à instituição. E, com tão boa vizinhança, dizem, esquilos podem ser vistos a brincar junto às portas dos edifícios, por quem chega cedinho, todas as manhãs.
A harmonia entre o tradicional e o moderno nem sempre é compreendida e nem sempre conseguida. Aqui, impunha-se esse objectivo. Dois patronos guardam esta escola, com conhecida tradição das artes: Francisco de Arruda e Calvet de Magalhães, este último, um pedagogo de renome e de dedicação ímpar à missão pedagógica da escola.
Um trabalho em conjunto entre a Biblioteca, os departamentos e a realização de projectos estão na base do sucesso, afirma uma das professoras responsáveis pelas bibliotecas do AE, professora Lurdes Caria.

Sem comentários: