segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


EU Kids Online: oportunidades e desafios da Internet






Caminhamos para um novo “paradigma da infância”[i]: a criança/jovem enquanto actor e produtor do seu quotidiano. Saberemos nós as implicações e as interacções do mundo digital nos processos cognitivos dos alunos? O lar deixou de ser um espaço privado, onde a criança estava em segurança. Com a Internet, a relação tradicional entre o espaço aberto e fechado deixou de existir. Ou seja, o espaço fechado já não é um espaço protector, pode ser igualmente predador.

EU Kids Online é um estudo europeu que monitorizou as competências digitais de crianças e jovens, dos 9 aos16 anos: hábitos, comportamentos de risco e práticas de segurança na Internet. A investigação inclui também a percepção de práticas em ambiente digital das famílias. O relatório com as conclusões do estudo abrange 25 países da comunidade europeia.

Como principais objectivos, numa vertente de ensino/aprendizagem: verificar “a presença, o uso, as apropriações e as representações da Internet no processo educativo; e o seu papel como instrumento de inovação pedagógica”. O estudo compreende também a comparação com metodologias observadas nos diversos países europeus.

A colaboração de Portugal esteve a cargo de uma equipa de investigadores coordenada por Cristina Ponte, doutorada em Ciências da Comunicação. Esta equipa esteve presente num encontro com professores bibliotecários, na sede da Rede de Bibliotecas Escolares, em Junho de 2010 numa sessão de apresentação do projecto.

Conferência Nacional EU Kids Online 2

Em Portugal, a apresentação dos resultados da investigação a 1000 crianças portuguesas, e a um dos respectivos pais, terá lugar no dia 4 de Fevereiro, em Lisboa, na FCSH-Universidade Nova de Lisboa.


Ligações associadas ao estudo:

EU Kids Online em Portugal: http://www2.fcsh.unl.pt/eukidsonline/

Website oficial europeu-LSE: http://www2.lse.ac.uk/home.aspx

EU Kids Online: http://www2.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/Home.aspx



___________

[i] Expressão comum utilizada em diversos estudos sobre a infância. Ver por exemplo em URL: http://www.ipv.pt/millenium/millenium34/8.pdf [acedido em 31-01-2011]

Sem comentários: