domingo, 2 de janeiro de 2011


Competências digitais: conselhos aos professores

Pegando na questão actual sobre a necessidade de aquisição de competências digitais e modos
de trabalhar em rede, na sala de aula e fora dela, reconhecemos que as dificuldades sentidas pelos professores, e a consciência delas, implicam um esforço pessoal de superação e de troca de experiências entre pares, muito saudável aliás. Uma prática que se generaliza cada vez mais na nossa escola.
No blogue crisálidas e mariposas, publicámos o texto de Doug Johnson, deixando-o em língua inglesa. Aqui, divulgamo-lo numa tradução simplificada, dada a condicionante dos tecnicismos da cultura digital. Se houver tradução mais adequada, agradecemos as propostas de melhoria.
De realçar, ainda, a sugestão do especialista para que os professores aprendam com os alunos, "Use online networking to create, maintain and learn from a personal learning network - AND their students". Para tal, é fundamental que os professores, menos experientes nestas áreas, tenham o espírito de abertura relativamente a este tipo de soluções. No site de Doug Johnson, podemos ler o testemunho de uma professora sobre esta questão.

  • Ajudar os alunos a usar recursos/ferramentas digitais no âmbito da Web 2.0 ou Biblioteca 2.0
  • Ter listas de ferramentas e recursos digitais essenciais e credíveis.
  • Utilizar sites com interesse na área da educação de forma a comunicar com os professores, alunos e pais.
  • Navegar na Internet, avaliar e criar conteúdos de cariz profissional na Web.
  • Usar a Internet para criar e manter e aprender através de auto-formação - E através dos próprios alunos.
  • Seguir padrões de comportamento ético em rede, nomeadamente os alunos e a socialização online.
  • Compreender questões como o copyright, segurança e direito à privacidade.
  • Partilhar e debater estas problemáticas com outros professores e alunos.
  • Perceber a importância de uma boa gestão do uso dos media no que se refere à identidade e socialização.
  • Ajudar os alunos a compreender o impacto da divulgação de dados pessoais na Internet.
  • Manter-se actualizado quanto a tendências, ferramentas e recursos dos media.
  • Participar na formulação de políticas de escola e regionais relacionadas com a aprendizagem social em rede.

Doug Jonhson: http://www.doug-johnson.com/presentations/

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