sábado, 29 de janeiro de 2011


Arquivo digital sobre Holocausto




Na véspera do dia 27 de Janeiro, dia consagrado à memória de 6 milhões de vítimas do Holocausto, efectivou-se um acordo de colaboração entre a Google e o Museu do Holocausto de Jerusalém. As fotografias já estão disponíveis no site do museu isrelita «Yad Vashem». AQUI.


Fonte: diário.iol.Internacional

"No dia em que foram relembradas as vítimas do Holocausto, Dia Internacional de Recordação do Holocausto, o Google e o museu de Israel «Yad Vashem» [construído em 1950 em homenagem às vítimas do Holocausto] anunciaram que vão colaborar mutuamente na criação do arquivo online das vítimas, como refere o jornal britânico «The Huffington Post».
A criação do espaço online apresentado na quinta-feira, dia 27 de Janeiro [dia de aniversário da libertação de do campo de concentração de Auschwitz pelas tropas soviéticas, em 1945] serve como forma de preservar a memória das seis milhares de vítimas do Holocausto. A ideia é colocar este património histórico e cultural num espaço disponível a todo o público, onde poderão ser vistos documentos e materiais da época que se encontravam arquivados.

No site do museu «Yad Vashem» já podem ser visionadas cerca de 130 mil fotografias. Este projecto conta também com a participação dos usuários na complementação de informações e na anexação de materiais que tenham em sua posse respeitantes ao holocausto."

Ver também: "Google digitaliza 130 000 fotografias sobre o Holocausto". AQUI.
e AQUI.

Imagem: Diário.IOL.pt

Sem comentários: