quinta-feira, 30 de setembro de 2010


Mês Internacional da Biblioteca Escolar



Fonte : Rede das Bibliotecas Escolares (Declaração da IASL)

Em Portugal, tal como nas bibliotecas escolares estrangeiras comemora-se este mês com múltiplas actividades: leitura, pequenos projectos de divulgação dos espaços, e dos recursos exposições de cartazes, palestras, conversas com escritores, etc...

A Biblioteca António Arroio

A nossa "biblioteca" voltou a mudar de lugar. Desde setembro de 2009, tem sido uma biblioteca itinerante e com poucos recursos. A partir de outubro, o espaço está aberto a todos. Na escola nova: Sala 520.

Com condições exíguas para acondicionarmos livros, teremos de aproveitar as funcionalidades possíveis: pesquisa de informação, processamento de texto, zona de leitura informal, com uma dezena de sofás e algumas mesas para trabalhos e apoio ao estudo.

Declaração Política das Bibliotecas Escolares:

As bibliotecas escolares regem-se por normas e princípios internacionais.
A revisão da declaração da política da IASL - International Association of School Librarianship data de 1993. O texto, quase vinte anos depois, ainda se mantém atual.

"O Princípio 7 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança afirma :“cada criança tem direito a receber educação, obrigatória e gratuita, pelo menos ao nível do ensino básico. Ser-lhe-á administrada uma educação que desenvolverá a sua cultura geral e lhe permitirá, numa base de igualdade, desenvolver as suas habilidades, capacidade de decisão e uma consciência moral de responsabilidade social, tornando-o um membro útil da comunidade.”
A existência e utilização da biblioteca escolar constitui uma parte vital desta educação obrigatória e gratuita. A biblioteca escolar é essencial “ao desenvolvimento da personalidade humana, bem como ao progresso espiritual, moral, social, cultural e económico da comunidade”.
A biblioteca é essencial ao cumprimento das metas e objectivos de aprendizagem da escola e promove-os através dum programa planeado de aquisição e organização de tecnologias de informação e disseminação dos materiais de modo a aumentar e diversificar os ambientes de aprendizagem dos estudantes. Um programa planeado de ensino de competências de informação em parceria com os professores da escola e outros educadores é uma parte essencial do programa das bibliotecas escolares.
A biblioteca escolar proporciona um vasto leque de recursos, tanto impressos como não impressos – incluindo meios electrónicos - e acesso a dados que promovem em cada criança a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas.[...]"

Ler o texto integral em português. AQUI.

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