quarta-feira, 23 de junho de 2010


Matriznet


(clique sobre a imagem)
O Matriznet é o interface do Matriz - Inventário e Gestão de Colecções Museológicas, programa concebido e desenvolvido pelo então Instituto Português dos Museus (IPM), em parceria com a Softlimits, de forma a possibilitar a informatização do inventário dos museus, a digitalização dos respectivos acervos e colecções, assim como a gestão dos processos de circulação das peças museológicas.

Disponibilizando, desde 2002, o inventário de bens culturais móveis pertencentes às colecções dos Museus dependentes do IPM, o Matriznet faculta a informação contida nas fichas de inventário de bens museológicos, assim como a informação relativa a bibliografia e a exposições.
A actualização do Matriznet em 2008 leva ao acrescentamento de cerca de 10.000 registos aos já existentes, totalizando cerca de 40.000 registos. Esta actualização decorre, em grande parte, da criação, no ano anterior, do Instituto dos Museus e da Conservação, I.P. (IMC), instituto resultante da fusão do Instituto Português de Museus (IPM) e do Instituto Português da Conservação e Restauro (IPCR) assim como da integração, no recém-criado IMC, dos Palácios Nacionais da Ajuda, Mafra, Pena, Queluz, Sintra e Paço dos Duques.

Texto retirado do site (23 de Junho de 2010). Para aceder à fonte, clique sobre a imagem. Ou AQUI.
link associado: IMC -Instituto dos Museus e da Conservação.

Sem comentários: