sexta-feira, 11 de junho de 2010


1ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Livre


Fonte: A informação, 09-06-2010
Vai realizar-se a primeira Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Livre, dias 25 e 26 de Novembro de 2010, na Universidade do Minho, em Braga.
Na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, e dando continuidade às Conferências sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, organizadas pela Universidade do Minho em 2005, 2006, 2008 e 2009 (as duas últimas integradas no projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), vai realizar-se nos dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, a 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre.

A conferência pretende reunir as comunidades portuguesas e brasileiras que desenvolvem actividades, nomeadamente de investigação, de desenvolvimento, de gestão de serviços e de definição de políticas, relacionadas com o acesso livre ao conhecimento, através de repositórios e de revistas de acesso livre.

Os temas da conferência incluirão, entre outros que poderão ser propostos por participantes:

- Repositórios de publicações científicas;

- Revistas científicas de acesso livre;

- Repositórios de dados;

- Políticas e mandatos de acesso livre;

- Interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à actividade científica e académica;

- Impacto do acesso livre na actividade científica e nas comunidades científicas;

Convite à apresentação de propostas de comunicações e posters.

Sem comentários: