segunda-feira, 7 de setembro de 2009


Dia Mundial da Literacia



No dia 8 de Setembro podemos celebrar os 4 biliões de letrados em todo o mundo. Os objectivos traçados pelas organizações estão, porém, bem longe das metas pretendidas. De acordo com as informações retiradas do site, recursos insuficientes e estratégias pouco correctas têm contribuído para tornar esta tarefa tão dificil de cumprir.

Por que é que a Literacia é tão importante?
A Literacia é um direito humano, uma ferramenta que confere capacidades fundamentais para o desenvolvimento social e individual. Todas as vantagens que a educação nos dá dependem da literacia.
A literacia é uma peça fundamental na formação básica de todos, essencial na erradicação da pobreza, reduz a mortalidade infantil, contribuindo para a igualdade de género; ao assegurar o desenvolvimento sustentado, promove a paz e a democracia.

Uma educação básica de qualidade dota os alunos de competências para a vida e estimula a aprendizagem ao longo dela; os pais quando são alfabetizados têm tendência para colocar os filhos na escola e são aqueles os que mais facilmente aproveitam as oportunidades para continuar a estudar. As sociedades letradas são as que mais próximas estão de atingir um rápido desenvolvimento.

JS: tradução do Inglês
Mais informações em:
http://www.un.org/Depts/dhl/literacy/index.html
http://www.unesco.org/en/literacy/literacy-important/

Sem comentários: