quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Literacia da Informação: como definir?

Literacia da Informação ou capacidades, comportamentos e atitudes para a vida.

Em 2006, a Association of Colleges and Libraries definiu um cidadão letrado em informação como todo aquele que "é capaz de reconhecer que necessita de informação, consegue localizá-la, seleccioná-la e utilizá-la de modo eficiente".
Nos últimos anos, o modo como acedemos à informação e as ferramentas que usamos para a processar mudaram radicalmente. Os alunos já não precisam de contar com os professores, livros ou bibliotecas para aceder à informação de que necessitam para tomar decisões ou para fazer trabalhos. Eles vivem no mundo da comunicação imediata, onde podem encontrar respostas para as questões que os intrigam.
A Web 2.0, em que cada um já não é apenas um mero consumidor, é também um produtor, necessita de educadores que reavaliem as competências dos alunos para terem sucesso e tornarem-se cidadãos úteis e de pleno direito.
A apresentação que se segue é uma boa introdução sobre o modo como a leitura e a escrita na Web estão a mudar as ferramentas e as competências que permitem encontrar, utilizar e partilhar informação no século XXI.
(texto ortiginal em URL:http://h226.lskysd.ca/pd/definition - acedido em 1-11-2008)

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