quinta-feira, 26 de junho de 2008


PERCURSOS em Gestão das Artes




PERCURSOS, um projecto curricular do 12º F, que esteve patente no átrio da nossa escola.


Texto da aluna Cátia Araújo:

Fecha-se a porta e ele sai de casa. Com calma desce as escadas e vê o céu constante que altera os dias, olhando para o relógio que o avisa que terá de se apressar.
Corre para quebrar o ritmo monocórdico de atrasos, fixando o brilhante sujo das pedras da calçada manchado pelo cor-de-laranja das beatas de cigarro, até que é forçado a parar pela ausência de uma multidão de rostos e fatos de executivos à porta de um escritório. Decerto estava mesmo atrasado, a hora de entrada daquelas pessoas no emprego já tinha passado.
Acelera o passo até à estação e ainda tem de esperar pela chegada do metro, fixando o relógio.
A voz feminina que proíbe o vício dos fumadores no cais é interrompida pelos carris de ferro que, estridentemente, adivinham a chegada do metro.

Abrem-se as portas e as pessoas apressam-se a entrar. A singularidade rasgada pelo barulho da máquina e os pedaços espalhados à entrada da carruagem são-lhe agora devolvidos, ao olhar para os pés que não tinham conseguido lugar em total comunhão com a luz esbranquiçada das lâmpadas, apanhando pequenas frases soltas do jornal da senhora à sua frente, até desviar a atenção para o cheiro de um perfume conhecido, chocando com o homem que se afoga nele todos os dias.
Sai na estação e, cegamente, dá passos largos que marcam o chão, chão feito de passos arritmados, caminhos de uma multidão preenchida por subjectividade, uma multidão de reflexos que o preenche.


Mais imagens AQUI.

Sem comentários: